domingo, 2 de fevereiro de 2014

CIRCUITO REGIONAL DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA - ESPÍRITO SANTO




MANTENÓPOLIS RECEBE O CIRCUITO REGIONAL DE FORMAÇÃO CINECLUBISTA.



O Cineclube Eco Social inicia as suas atividades no ano de 2014 com o Circuito Regional de Formação Cineclubista, projeto patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura do Espírito Santo, Edital 032/2013.

O Circuito Regional de Formação Cineclubista realizará 04 Oficinas de Formação para criação de Cineclubes em Municípios do Território Noroeste do Espírito Santo.

A criação de um Cineclube tem por objetivo criar um espaço de exibição de filmes aberto ao público, possibilitando o acesso ao cinema pelos Municípios do interior do Estado. E por meio do cinema promover a formação do olhar dos adolescentes e jovens, bem como a promoção de debates sobre temáticas sociais e populares.

O primeiro Município a receber o Circuito de Formação Cineclubista é o Município de Mantenópolis, a atividade tem como parceira a Prefeitura Municipal de Mantenópolis por meio de sua Secretaria de Educação e Cultura e o Museu Histórico de Mantenópolis.

É o interior do Estado voltando a ter acesso ao cinema...

O Cineclubismo também é à base do processo cinematográfico, para quem algum dia deseja ingressar no universo do cinema e do audiovisual. É um espaço de encontro de ideias e formação do olhar diante da tela e do audiovisual.

As Oficinas serão ministradas pelo Diretor de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes, Luciano Guimarães, que é Presidente do Cineclube Eco Social Águia Branca e Produtor do Circuito Regional de Formação Cineclubista.

Com a criação dos novos Cineclubes, eles poderão participar do V Encontro Estadual de Cineclubes a se realizar em junho de 2014 no Município de Águia Branca, e da Jornada Nacional de Cineclubes que se realizará em Salvador – BA e reunirá todos os cineclubes brasileiros.

Ainda, o Cineclube é uma via para que a população nos pequenos e médios Municípios no interior do Estado, voltem a se encontrar com o mundo imaginário da sétima arte, o cinema.

No Estado do Espírito Santo, a organização estadual do Movimento Cineclubista é articulada entorno da Organização dos Cineclubes Capixabas – OCCA; e o Estado compõe ainda a Diretoria do Conselho Nacional de Cineclubes e a Presidência da Federação Internacional de Cineclubes que reúne 75 países membros e é presidida pelo Francisquense Dr. Antônio Claudino de Jesus.

Na Região Noroeste do Estado há três Cineclubes:
  • Barra de São Francisco: Cineclube Imagem em Movimento.
  • Águia Branca: Cineclube Eco Social.
  • Alto Rio Novo: Cineclube Alto Cine.
  • Nova Venécia: Cineclube Titãs – IFES


Neste ano de 2014, o Cineclube Eco Social comemora 10 anos de sua fundação com a realização do Circuito Regional, que é apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Fundo Estadual de Cultura.

Ainda em 2014, o Município de Águia Branca por meio de articulação entre o Cineclube Eco Social e a Organização dos Cineclubes Capixabas, receberá o IV Encontro Estadual de Cineclubes que reunirá todos os cineclubes do Espírito Santo difundidos em todas as regiões do Estado.

“A democracia e o direito ao voto são incompletos senão estendidos aos bens culturais, o acesso à cultura e no caso específico, ao cinema, são direitos de todo cidadão. O Cineclubismo cumpre o papel fundamental de prover o acesso ao cinema e ainda promove um rico espaço de debate que contribui para formação de público para o cinema brasileiro e a formação do olhar de adolescentes e jovens, culminando na promoção da cidadania.”

Maiores Informações:


Páginas e Grupos no Facebook:

-Cineclube Eco Social
-Intervenções Culturais
-Organização dos Cineclubes Capixabas
-Nossa OCCA.

Blogs:


Luciano Guimarães de Freitas
Presidente – Cineclube Eco Social
Diretor de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes
Produtor Executivo – Circuito Cultural Noroeste/ES





Nenhum comentário:

Postar um comentário