sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CULTURA NA REGIÃO NOROESTE




A CULTURA EM ECOPORANGA TORNA-SE UM EXEMPLO PARA TODA A REGIÃO.
Ecoporanga tem sido um exemplo para o desenvolvimento cultural da Região Noroeste, basta dizer a impactante participação no Seminário de Elaboração do Plano Estadual de Cultura realizado em outubro no Município de Nova Venécia, sendo o Município que teve a maior participação contando com um número entorno de cinquenta cidadãos muito participativos.

Infelizmente no momento do Seminário não tivemos a presença do Município de Água Doce do Norte e Barra de São Francisco.

Participarão ainda, do Seminário os Municípios de Mantenópolis, Águia Branca, Nova Venécia, Vila Pavão, somando-se a participação de Ecoporanga.

Na oportunidade, após calorosos debates sobre o desenvolvimento cultural e aprovação de prioridades e propostas que contemplem a Região para o Fórum Estadual de Cultura, representando o Cineclube Eco Social do Município de Águia Branca e como cidadão e Produtor Cultural, fui eleito pelos Municípios presentes como Membro Titular Representando a Região Noroeste no Fórum Estadual de Cultura de Elaboração do Plano Estadual de Cultura, que norteará a nossas diretrizes culturais pelos próximos 10 anos.

Eu acredito no fortalecimento cultural de nossa Região e na contribuição significativa da cultura para todo o desenvolvimento, seja econômico ou social, vejo a cultura como um dos pilares mais importantes de um desenvolvimento.

“Todo o desenvolvimento, o progresso e a democracia não são completos senão estendidos à cultura. E o desenvolvimento econômico sem o desenvolver da cultura, tornar-se-á um dia o caos de nosso desenvolvimento humano e social e a insustentabilidade de nossa economia.”

No dia 12 de dezembro de 2012, das 08 horas às 17 horas, na Câmara de Vereadores de Ecoporanga, acontecerá o Fórum Municipal de Cultura de Ecoporanga.  Uma ação capitaneada entre jovens atuantes da cultura e apoiada pelo Departamento de Cultura do Município.

O Fórum terá os seguintes Eixos:

A criação de Grupos de Trabalho:

- Eixo Municipalização da Cultura Sugestões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura e da Secretaria de Cultura;

- Eixo Cultura e Turismo – Meios a exploração de áreas;

- Eixo Interação do Meio Rural com a Cultura – Resgate das lutas Camponesas do Município;

- Eixo Negros e cultura – Demarcação de terras quilombolas, programas federais sobre a cultura negra;

- Eixo Educação e Cultura – Educação como base do desenvolvimento Cultural.

E contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Cultura, convidados para participar e contribuir com o evento, Ana Saiter Lemos e Paulo Sena. Ainda haverá a presença do Comitê Organizador Noroeste Eleitos no Seminário do Plano Estadual de Cultura e outros convidados.

 Ao final do Fórum espera-se a realização de um Marco Cultural que será a entrega das prioridades aprovadas no Fórum e uma Carta da Cultura consagrando o que espera para o desenvolvimento cultural de Ecoporanga para os próximos anos.

É preciso compreender a importância deste evento, não só para o Município de Ecoporanga, mas também para toda a Região Noroeste. É necessário que os Gestores Públicos possam mudar as formas em de Gestão Cultural em nossa Região, mais ainda, é necessário que se promova um debate amplo e participativo com a Sociedade Civil Organizada e se crie um norte para a cultura em nossa Região, com o principio maior de desenvolvimento de nossa cultura com forte participação da sociedade e de nossas juventudes.

Nos últimos anos, a pasta da cultura no âmbito nacional e estadual vem tendo consequente atenção e cultura vem sendo reconhecida como um pilar importante ao desenvolvimento. E por aqui em nossa Região Noroeste?

Bom, na Região Noroeste são bem poucos os Municípios que possuem Secretarias específicas da Cultura, Conselhos Municipais de Cultura, Planos Municipais de Cultura, e por isso estão inaptos a conveniarem com recursos federais para a cultura. Mais do que isso, a nossa cultura e as nossas tradições têm se perdido na história e no tempo, na mesma velocidade em que os nossos jovens têm perdido as suas referências culturais, sociais e familiares; e então vão se enveredando por outros caminhos tão distantes do amor, da paz, e da fraternidade.

Precisamos fortalecer o nosso desenvolvimento cultural, não só do ponto de vista político, como também fortalecer a formação e capacitação, baseado na importância da cultura na consolidação dos valores sociais, na contraposição a interiorização da violência.

Não basta termos uma boa Polícia Militar e bem equiparada nas zonas periféricas atuando no combate ao crime, senão tivermos um desenvolvimento cultural fortalecido atuando na formação de nossos jovens e de nossas crianças. Sem este processo de formação cultural, continuaremos padecendo com a segurança pública e sofrendo com o aumento da violência em nossos Municípios e a disseminação das drogas outras problemáticas sociais.

Não podemos nos submeter somente ao combate contra a violência com violência. Precisamos criar um diálogo com a sociedade civil e iniciarmos um processo de formação cultural de nossas juventudes, resgates de nossos valores e só então, poderemos acreditar que toda esta interiorização da violência será reversível e poderemos ter um interior do  Estado mais calmo e com mais paz e fraternidade, como era antigamente.

Tiremos por exemplo quantas atividades culturais dos Municípios atuam nas comunidades menos favorecidas, nas periferias e nos morros? Contrapomos isso a desigualdade e justiça social. Entendo a complexidade destes temas, como é complexo debater tais assuntos. Mas eu acredito que um desenvolvimento cultural fortalecido e democrático pode ser um caldo para mudanças de comportamentos, surgimento de novas idéias e atitudes.
Nossa Região Noroeste sempre formou grandes ícones culturais, e em tempos passados, não ficamos as margens da história. Defendemos este Estado durante o contestados, doamos algumas áreas em alguns Municípios para construção de Presídios Estaduais no interior do Estado, e precisamos agora nos unir para uma ação em prol da cultura e da formação social, para podermos todos os Municípios da Região Noroeste atuarmos em contraposição as problemáticas sociais e da violência e o fomento de encaminhamentos em defesa de nossa cultura, em defesa da vida e do ser humano.

Precisamos mudar nossas Gestões Culturais e compreendermos a importância do Desenvolvimento Cultural para a nossa Região Noroeste. Podemos identificar que os Municípios que mantém as suas tradições e as suas culturas têm sido os Municípios que menos tiveram aumento de homicídios e da violência.

Fala-se sempre em cortar gastos e sempre se corta primeiro na pasta da cultura. E sempre com intuito de investir mais em educação e em saúde.

Mas um povo que tem um desenvolvimento cultural fortalecido é um povo onde a educação é mais qualificada e a é um povo com mais  saudável.

A cultura mais do que gerar respostas, deseja promover questionamentos, ação que toda arte traz vinculada a si mesma. Como nos disse o poeta Ferreira Gullar: “A arte transforma as pessoas e as pessoas transformam o país.

Nós precisamos começar a pensar em curto, médio e longo prazo, como iremos atuar na formação de nossas futuras gerações, e como a cultura pode contribuir de forma significativa para isso. Ressaltando de que não haverá futuras senão cuidarmos da nossa geração. É preciso urgentemente um começo.

Baseados nestes princípios expostos neste artigo, é preciso parabenizar ao Município de Ecoporanga pela mobilização, certamente é um exemplo a ser seguido.
Torço para que todo o evento tenha uma participação massiva e efetiva de toda a Sociedade Ecoporanguense, em especial, da juventude e sociedade civil organizada. E que os outros Municípios da Região Noroeste possam promover também os seus Fóruns Municipais, quem sabe, possamos promover um Fórum Regional de Cultura.

Aproveito para convidar aos Municípios que compõe o Comitê Noroeste de Organização do Plano Estadual de Cultura, que enviem os seus membros eleitos para o Fórum de Ecoporanga, quando estaremos também realizando a primeira Reunião do Comitê para debatermos sobre os Editais do Fundo Estadual de Cultura para o exercício de 2013, aprovarmos um calendário de reuniões do Comitê, e debatermos sobre as funções e ações do Comitê na Região Noroeste.

Por Luciano Guimarães de Freitas
Membro Titular Região Noroeste no Fórum Estadual de Cultura.
Produtor Cultural.
Presidente do Cineclube Eco Social e Sócio Fundador do Cineclube Imagem em Movimento.
Atuante no Movimento Nacional de Cineclubes desde 2004.
Poeta.
                                                                                  

Águia Branca- ES – 07 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário